Melhorar a Saúde dos Olhos

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Quantas horas passamos em frente aos mais variados écrans? Televisão, computador, tablet ou smartphone. E os nossos filhos, quanto tempo passam, e quanto tempo passarão no futuro? E quantas horas passamos em ambientes em que o ar condicionado e a luz artificial, se tornam desconfortáveis?

 

Dramatizar? Não. Devemos adaptar-nos às condições inerentes a um estilo de vida moderno, que também nos traz muitas facilidades e diversão, e essa adaptação faz-se cuidando da saúde dos nossos olhos. Existem cuidados que previnem e aliviam os sintomas desconfortáveis, como a secura, o ardor, a sensação de “areia nos olhos”, a vermelhidão, sintomas que afetam muitas pessoas todos os dias.

Quando a sensação é de cansaço ocular, a causa é normalmente a exposição prolongada a dispositivos digitais ou conduzir sem pausa por longos períodos, e  os olhos apresentam-se avermelhados e doridos. Para prevenir, existem comportamentos que facilmente podemos adotar:
1. Diminuir a luminosidade e o brilho dos écrans;
2. Posicionar o écran do computador ligeiramente abaixo do nivel dos olhos, e a pelo menos 30 cm de distância;
3. Fazer pausas quando utiliza um écran;
4. Fazer pausas quando conduz, principalmente durante a noite;
4. No exterior, utilizar sempre óculos de sol com lentes de qualidade;

Além destes pequenos gestos, existem colírios, em gotas ou spray, que aliviam estes sintomas e que protegem o olho do agravamento desses sintomas.

Quando a sensação é de olhos secos, desconfortáveis, com ardor, ou a chamada sensação “de areia nos olhos”, há outras medidas a tomar:
1. Pestanejar. No ato de pestanejar a pálpebra espalha a lágrima pela superfície do olho. Normalmente pestanejamos cerca de 18 vezes por minuto, mas quando estamos em frente a um écran o ritmo baixa para metade – 9 vezes por minuto. Lembre-se de contrariar esta tendência natural;
2. Diminua a intensidade do ar condicionado ou do aquecimento central, quando é possível, para humidificar o ar;
3. Medicamentos como antidepressivos, anti-histamínicos ou a pílula contracetiva provocam, tendencialmente, a secura do olho. Avalie a toma desses medicamentos junto de um profissional de saúde;
4. Utilize colírios lubrificantes;

Os colírios podem ser utilizados preventivamente, quando a sensação de olho seco é frequente, ou pontualmente, num momento de maior exacerbação dos sintomas. Estas soluções permitem aos utilizadores de lentes de contacto - que têm maior tendência a ter o olho seco - utilizar as suas lentes com maior conforto e durante mais tempo.

No período da primavera e do verão, os sintomas tendem a agravar-se devido às alergias, que também afetam os olhos. Comichão nos olhos, lacrimejo, olhos vermelhos e, por vezes, as pálpebras inchadas são alguns dos sintomas. A prevenção passa por evitar os agentes que provocam a alergia, como os pólenes, as poeiras e os ácaros. O alívio dos sintomas faz-se recorrendo a colírios. A aplicação de compressas de água fria tem também um efeito calmante. Caso os sintomas agravem ou persistam, consulte um profissional de saúde.