Ribeira Grande: Orçamento participativo com o triplo de votantes

  • Imprimir

A criação de um parque de merendas em Fenais da Ajuda, a construção do jardim do Linho na Lomba da Maia e a instalação de um parque infantil em São Brás foram as propostas vencedoras da 2ª edição do Orçamento Participativo promovido pela Câmara da Ribeira Grande. A sessão pública da apresentação das propostas mais votadas decorreu no mês de dezembro, no salão nobre dos Paços do Concelho, deu a conhecer que a proposta vencedora – o parque das merendas – recebeu 1271 votos, enquanto o jardim do Linho recebeu 1216 e o parque infantil contabilizou 1149 votos.

 

Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia que presidiu à cerimónia, fez questão de enaltecer a “forte adesão dos munícipes ao projeto” na medida em que “o número de inscritos para votar triplicou em comparação com o ano anterior”, passando assim de 556 para 1900.

“Os números reafirmam o sucesso do projeto e vincam tratar-se de uma ferramenta útil e necessária para que os munícipes possam ter voz ativa no que respeita à melhoria da qualidade vida no concelho, oferecendo-lhes a oportunidade de participarem nos projetos a desenvolver”, reforçou.

Alexandre Gaudêncio destacou ainda o facto de, à semelhança da primeira edição, com a Lomba de São Pedro, “uma freguesia pequena como a de São Brás conseguir colocar uma proposta nas três primeiras classificadas”.
Os projetos vencedores serão desenvolvidos ao longo de 2017 sendo que, cada um, terá 70 mil euros para serem concretizados.