1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Ministro da Educação considera «Gai@prende+» um“êxito”

Tiago Brandão Rodrigues está muito satisfeito com a iniciativa «Gai@prende+» . “Já conhecia o projeto mas hoje pude ver no terreno que é claramente um êxito. A Câmara promove-o de uma forma exemplar e faz com que centenas de crianças deste município tenham a oportunidade de ter atividades lúdicas, formativas e educativas num período em que a escola não funciona. Falamos de crianças de todas as freguesias que têm a possibilidade de ter atividades de contacto com a natureza, jogos e outro tipo de ações que permitem um entendimento do contexto local e regional”, afirmou o ministro da Educação, em visita a Vila Nova de Gaia. Por isso, considera importante que outros municípios se inspirem no trabalho desenvolvido em Gaia: “Seria fundamental que outras câmaras promovessem projetos desta natureza para que as populações possam ter acesso nesta altura do ano a atividades como estas”, concluiu.

 

Com respostas que vão desde idas à praia a atividades lúdicas e de valorização do currículo escolar, o «Gai@prende+», que envolve hoje cerca de 4 mil alunos e emprega setecentas pessoas, assume-se como uma ocupação educativa integral que oferece novas oportunidades de aprendizagem, de sistematização do estudo, formação pessoal e integral das crianças e de democratização do ensino em Gaia.

Para o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, a visita do ministro permitiu valorizar ainda mais o projeto. “Mais do que um modelo de escola a tempo inteiro, pretendemos que o «Gai@prende+» tenha uma componente muito importante nas pausas e férias escolares. Temos aqui a demonstração de que é possível que a escola responda a grupos muito concretos de alunos, em particular alunos com necessidades educativas especiais («Gai@prende+i»)”, defendeu.
A visita terminou com o hino oficial do programa, cantado pelas crianças, e com a devolução de três aves à natureza, depois de recuperadas no Parque Biológico de Gaia. “No «Gai@prende+» a educação ambiental é também uma preocupação e não falo apenas de aspetos tradicionais, como é o caso da reciclagem. É uma oportunidade de mostrar o trabalho fantástico desenvolvido pelas pessoas do Centro de Recuperação Animal, que tem permitido salvar muitas vidas”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues.

Depois de uma receção institucional no edifício dos Paços do Concelho, Tiago Brandão Rodrigues conheceu as obras de reabilitação em curso na Escola Básica das Pedras (Agrupamento de Escolas António Sérgio, Mafamude), um dos 22 estabelecimentos escolares que vão ser intervencionados pela autarquia este verão, num investimento de cerca de 2 milhões de euros.

Seguiu-se uma visita mais prolongada à Escola Básica de Chouselas (Agrupamento de Escolas de Canidelo), onde foi recebido por dezenas de crianças do «Gai@prende+ Ocupação férias de verão». Entre jogos de futebol, trabalhos manuais, dança e atividades globais de contacto com a natureza, o governante conheceu uma parte da realidade do projeto educativo que tem permitido colocar Gaia no mapa dos municípios que mais apostam nesta área.

Também no Facebook

Últimas