1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

107 alunos distinguidos em noite de festa

No passado dia 7 de dezembro, os oito melhores alunos de cada ano e os dois melhores de cada turma, da EB 2/3 de Rio Tinto, em Gondomar, foram premiados pelo sucesso escolar. Numa foi de festa em que não faltaram elogios aos jovens estudantes distinguidos, Marco Martins, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto admitiu que “tem de se dar valor a quem se esforça”, opinião partilhada pelo também presente vereador da Educação da Câmara de Gondomar. “O mérito deve ser premiado”, referiu Fernando Paulo.

 

A EB 2/3 de Rio Tinto, em Gondomar, entregou, no passado dia 7 de dezembro, certificados e prémios de mérito a 107 alunos, referentes ao ano letivo de 2011/2012. A enchente foi grande e o auditório da escola tornou-se pequeno para pais e amigos que não quiseram faltar nesta noite tão especial. “Este é o desmentido que os pais não vêm à escola”, admitiu Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, ao ver a enchente.

Realizada pela Associação de Pais e pela direção da EB 2/3 de Rio Tinto, a cerimónia distinguiu os oito melhores alunos de cada ano e os dois melhores de cada turma, recompensando assim o mérito de todos. A abertura esteve a cargo dos alunos do 5º ano que interpretaram a música “Sou a Escola”.

Aurora Vieira, diretora do AVERT, destacou o sucesso escolar destes jovens que “caminham mesmo sem bens materiais”. “Hoje celebramos o mérito, o trabalho e o sucesso. Os vossos filhos merecem esta celebração porque construímos um sucesso com cidadania e valores. A divergência não nos separou, foi mais uma capacidade de trabalhar por um bem comum”, acrescentou a diretora.

Também Carlos Monteiro, presidente da Associação de Pais do Agrupamento Vertical de Escolas de Rio Tinto (AVERT) admitiu que este era um “dia importante na vida comunitária” e lembrou que só com trabalho de conseguem obter resultados. “A excelência não é em si um fim, já que são poucos os que verdadeiramente a alcançam. Mas se tivermos esse objetivo, se percorrermos um caminho, vamo-nos manter na rota correta”, afirmou o presidente que aproveitou ainda a oportunidade para pedir aos pais para se “envolverem e apoiarem mais as atividades” da Associação.

O mesmo pedido foi reforçado por Jorge Ascenção, presidente da Federação das Associações de Pais do Concelho de Gondomar, que pediu aos pais que se tornem “mais empenhados e interessados”. “Precisamos do vosso apoio, existimos também convosco para motivar e espicaçar, como com estes prémios.

Já para Marco Martins, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, estes prémios de mérito “representam o esforço de todos” e devem ser encarados como tal. “Nós, que estamos no terreno diariamente, temos de dar valor a quem se esforça”, afirmou o presidente dando continuidade às palavras do vereador da Educação da Câmara de Gondomar, Fernando Paulo.

“A educação é um fator fundamental para a criação de uma sociedade mais desenvolvida. É obrigação de todos que a escola seja um espaço de saber, de conhecimento, mas também de reconhecimento de mérito para quem se esforça. O mérito deve ser premiado”, referiu Fernando Paulo.

A cerimónia de entrega de diplomas de mérito aos melhores alunos do AVERT contou ainda com a presença do vereador da Câmara de Gondomar, Castro Neves, e da presidente do concelho geral do AVERT, Isabel Pinto. Além dos diplomas, os jovens estudantes receberam ainda livros oferecidos pela Porto Editora.

Também no Facebook

Últimas