1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Cinema Europeu em foco no Montanha Pico Festival

O mês de janeiro, repleto de arte e aventura na temática de montanha, tem o foco no melhor do cinema europeu, nesta a terceira edição do festival. Noites de cinema abrem no Auditório do Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico, no sábado 7 de janeiro, com a presença de dois cineastas portugueses: Jorge Pelicano e João Pedro Plácido. Os seus trabalhos mostram comunidades de montanha em Portugal.

 

Os filmes de abertura "Ainda há Pastores?" e "Volta à Terra" foram produzidos em décadas diferentes, mas os seus paralelos ajudam-nos a compreender melhor o facto de comunidades montanhosas estarem a desaparecer, mesmo em Portugal. Para abrir a noite, a cineasta polaca Julia Poplawska, também presente, vem mostrar o seu último trabalho, a curta "O Local".

Nas semanas seguintes, todas as terças feiras, no Museu dos Baleeiros, filmes galardoados e de grandes nomes de cinema europeu vão ser apresentados. O último filme dos irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviana, "Maravilhoso Boccaccio", baseado na obra prima Decameron, recebe a sua estreia nos Açores. Da Noruega, o filme/documentário "Da Natureza" de Ole Giaver de certeza que vai trazer sorrisos às nossas audiências com uma caminhada na mente do jovem que aventura pelas montanhas. O vencedor do Prémio do Júri Un Certain Regard, do Festival de Cannes, "Força Maior" de Ruben Ostlund e, a encerrar o mês, o filme "Longe dos Homens" de David Oelhoffen, com a grande estrela de Hollywood Viggo Mortensen, também fazem parte da programação. Todos estes filmes têm legendas em português.

Na sala da MiratecArts, no Estádio Municipal da Madalena, e para os mais aventureiros, os filmes vão ser apresentados nas suas línguas originais e com legendas em inglês: "Nini" do italiano Gigi Giustiani, "Metronomic" do francês Vladimir Cellier e dois grandes filmes de aventura: "K2 Touching the Sky" e "Across Antarctica" que vê a jovem Stéphanie Gicquel receber o Guiness World Record pela mais longa expedição de esqui levada a cabo por uma mulher, completam o programa de filmes.

Para mais programação, incluindo exposições, aventuras e encontros com artistas visite www.picofestival.com

Também no Facebook

Últimas