1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Criatividade na Educação é o foco do novo projeto MiratecArts

Durante a primeira edição do AnimaPIX, festival de animação do Pico, a MiratecArts apresentou um novo conceito para aprendizagem e pretende levar a cabo o desenvolvimento do projeto Criatividade na Educação. "Imagina a arte como parte integral na educação e não apenas lazer em educação," desafia Terry Costa, o diretor artístico da associação.

 

"A arte já faz parte do nosso dia a dia e apenas temos que ser despertados para ela e, assim, ficarmos mais atentos para tornarmo-nos numa esponja de sabedoria e conseguir produzir mais. Para isso, é necessário introduzir técnicas didácticas que, por sua vez, também são criativas, no dia a dia das crianças e dos jovens."

A associação MiratecArts tem o prazer de abraçar a artista educadora Inês Ribeiro que, durante o próximo ano, vai criar programas em várias temáticas para serem apresentados nas escolas do arquipélago, desde o infantário até ao secundário, bem como nos centros de acolhimento, programas de atividades de tempos livres e nos próprios festivais da MiratecArts.

"Uma aula de matemática apresentada através das artes, um tópico de história em animação, um teste de filosofia realizado por teatro, educação física via música... o potencial não tem limites," diz Terry Costa. "Apresentar estas ferramentas e despertar a criatividade nas camadas mais jovens é o objetivo deste projeto. E, a Inês é a pessoa ideal para liderar estas ações."

Licenciada em Artes Plásticas, pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, e Pós-Graduada em Filosofia para Crianças, pela Universidade dos Açores, Inês Ribeiro tem colaborado com MiratecArts, através de vários projetos incluindo o Montanha Pico Festival e o Azores Fringe. Desde 2004 que participa em exposições e desenvolve os seus projetos pessoais, sobretudo nas áreas da ilustração, da serigrafia e da cerâmica. Desde 2007 que concilia o desenvolvimento da Criatividade com a Educação, em docência e em projetos autónomos, especialmente concebidos para crianças. Já fez parte da direção na Oficina d´Angra - Casa Sal na ilha Terceira e prestou serviços educativos no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas na ilha de São Miguel.

Também no Facebook

Últimas