1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Sonoridades do mundo chegam ao Palco da Praça da Madalena no Festival Cordas

Entre 16 a 18 de setembro, o Palco da Praça da Madalena, na ilha do Pico, acolheu sonoridades do mundo através de músicos e os seus instrumentos de corda. Foram duas noites de grandes concertos e no domingo uma tarde chill-out que abraçou o berimbau do Brazil, a harpa gótica que pela mão do português Silveira Anjos Teixeira, residente em Berlim, e ainda instrumentos únicos como a guitarra-bandola-viola de Laurindo Cardoso.



Sexta à noite foi a estreia nos Açores da guitarrista Marta Pereira da Costa, acompanhada por um trio de músicos, da capital portuguesa. Antes da guitarra portuguesa entrar em palco, um mini-concerto a solo de bandolim por Wilson Medina e a apresentação do Grupo de Cordas Ilha Negra aconteceu também.

Sábado, o palco fechou com o som da cultura açoriana. Rafael Carvalho, acompanhado pelo irmão César Carvalho, encerrou a noite com a Viola da Terra dos Açores, a viola dos dois corações, o instrumento mais único da região.  Um solo de cavaquinho por Amadeu Magalhães e os espanhóis Beselch Rodriguez e Marco del Castillo presentearam com o timple, o instrumento tradicional das Canárias.

O timple é o instrumento mais emblemático das Ilhas Canárias, uma pequena guitarra de cinco cordas parecida com um cavaquinho. De carácter tradicional, tem sido usado há séculos pelos habitantes das ilhas espanholas acompanhando instrumentos em festas tradicionais. Recentemente, vários músicos das Canárias introduziram o timple noutros estilos como a música sinfónica, o jazz e o flamenco, abrindo as portas para uma fusão com músicas do mundo.

Beselch Rodriguez é um dos jovens artistas de renome que tem elevado o timple nas suas atuações. Já participou em dezenas de festivais, recebeu prémios e vive a apresentar concertos. Marco del Castillo é um dos melhores guitarristas das ilhas Canárias e acompanha o timple com sua guitarra clássica. Atualmente combina a sua carreira de músico com a de professor de guitarra, harmonia, teoria musical e como produtor musical e compositor.

Também no Facebook

Últimas